A criança precisa ser ouvida, ser escutada e olhada, e infelizmente muitos pais não conseguem exercer essa função completamente, provavelmente por ter suas próprias questões não resolvidas.
Essa insuficiência não resolvidas não desaparecem facilmente, elas perpetuam para nossas relações quando adultos, isso faz com que situações dolorosas e sentimentos angustiantes voltem e são presentes em nossas relações.
Isso quer dizer que sua criança inferior está ferida, os principais sentimentos são: Baixa autoestima, medo de críticas, resistência a mudanças, falta de confiança, angustia em relações afetivas.
Nem tudo o que ouvimos nessa fase infantil são coisas positivas, ouvimos julgamentos sobre nossas ações, comparações, insuficiência para alguma atividade, isso é difícil para uma criança lidar e internalizar. Frases como “você não é boa o suficiente” ou “você deveria ser como seu irmão” ou “desse jeito você nunca terá amigos” são exemplos de como atingir uma criança, ferindo-a, os sentimentos não são validados.
Comentarios